quarta-feira, 4 de março de 2009

D. Dinis (1261-1325) Rey y Poeta



Ai flores, ai flores do verde pino …
- Ai flores, ai flores do verde pino,se sabedes novas do meu amigo! Ai Deus, e u é?
Ai flores, ai flores do verde ramo,se sabedes novas do meu amado! Ai Deus, e u é?
Se sabedes novas do meu amigo, aquel que mentiu do que pôs comigo! Ai Deus, e u é?
Se sabedes novas do meu amado,aquel que mentiu do que mh´á jurado! Ai Deus, e u é?
- Vós me preguntades polo voss´amado,e eu ben vos digo que é san´e vivo. Ai Deus, e u é?
Vós me preguntades polo voss´amado,e eu ben vos digo que é viv´e sano. Ai Deus, e u é?
E eu ben vos digo que é san´e vivoe seerá vosc´ant´o prazo saído. Ai Deus, e u é?
E eu ben vos digo que é viv´e sanoe seerá vosc´ant´o prazo passado. Ai Deus, e u é?




Interesante D. Dinis. Antes de llegar a Portugal pensaba que las monarquías no servían para nada, que los reyes eran unos tiranos y que se pasaban la vida de fiesta y que servían para la opresión de los pueblos y le quitaban todo lo que producían a los campesinos.Bueno, tampoco eran tan así, Algo habrán hecho.

D. Dinis

D. Dinis da dinastia Afonsina, mais conhecido como O lavrador o como o Rei poeta nasceu em 1261 e morreu em 1325, filho do rei D. Afonso III, subiu ao trono em 1279.

A actividade governativa do sexto Rei de Portugal e conhecida por o seus actos muito relevantes, abrangeu diferentes sectores administrativo e culturais. No plano administrativo apoiou os cavaleiros da Ordem de Santiago e auxiliou a dos Templários, dando-lhe nova existência sob o nome de Ordem de Cristo. Em 1297 assinou o Tratado de Alcanizes, que pôs fim à guerra iniciada dois anos antes com Castela e permitiu a estabilização de algumas fronteiras e dedicou-se à organização administrativa do reino. Depois de, em 1308, ter celebrado um tratado de comércio com a Inglaterra, fundou a marinha portuguesa. Dedicou-se especialmente ao desenvolvimento da agricultura, proporcionando, entre outras medidas, a distribuição de terras para exploração agrícola. De entre as iniciativas culturais que promoveu, sobressaem o estabelecimento do uso da língua portuguesa nos documentos oficiais, a ratificação da fundação da Universidade de Coimbra e a fundação em Lisboa de um Estudo Geral (Universidade), em 1290, e a tradução de importantes obras.
Poeta, foi o mais produtivo trovador português, são conhecidas 139 cantigas (algumas de apurado domínio da técnica do verso, outras de sentida inspiração lírica). Em palavras de Aubrey Bell ``Se foi realmente D. Dinis quem escreveu estas canções temos de considera-lo não só como versificador musical e perito, mas como grande poeta, e de julgar bem merecida a reputação que as suas graciosas e dulces palavras lhe granjearam, de ser, não só o melhor Rei, mas o melhor poeta do seu tempo na Península.

D. Dinis foi absolutamente importante no plano das artes do seu tempo já que deu novo alento as letras hispânicas numa época de decadência, permitiu que a sua Corte se transformasse num dos maiores centros literários da Península, pelo isso e pela sua obra poética, D. Dinis deve ocupar um lugar privilegiado na literatura medieval portuguesa.



Por eso es que estoy en Portugal, para darme cuenta también de que muchas cosas que pensaba antes ``no eran tan así´´ y además para celebrar a D.Dinis, cómo no?

1 comentário: